17 setembro 2009

FRATURA


" Após duas semanas de treinos em dois períodos e a dor continuando a persistir,cobrei do clube que viesse a fazer um exame para saber as reais condições que me encontrava. E após a realização de uma ressonância magnética foi constatada fratura no tornozelo direito,uma fissura de 1,25cm, agora sim poderei realizar o tratamento certo para a minha lesão."

Fratura ou fissura ???

Quando a energia do trauma é suficiente para romper a estrutura do osso, a imagem que chamamos de “solução de continuidade óssea” aparece ao raio-x. Traduzindo: o osso quebrou. Embora muita gente diga “Não quebrou, só fissurou”, uma fissura é a mesma coisa que uma fratura, ponto. O osso está quebrado.

Tecnicamente, a fissura é que chamamos de fratura incompleta, uma rachadura. Mas continua sendo uma fratura. Essa fissura também pode atingir o comprimento total do osso, porém sem alterar sua forma, configurando uma fratura completa, sem desvio.

Finalizando, temos as “fraturas-fraturas”, aquelas clássicas onde o osso se rompe em duas ou mais partes e vai cada uma para um lado. São as fraturas desviadas. Resumo da ópera: fissura é um tipo de fratura. Quebrou!

Um comentário:

Obrigado!!!