17 maio 2009

ESTIRAMENTO NO LIGAMENTO COLATERAL LATERAL


Lesões ligamentares

Existem quatro grandes ligamentos no joelho: Ligamento Cruzado Anterior (LCA), Ligamento Cruzado Posterior (LCP), Ligamento Colateral Medial (LCM) e Ligamento Colateral Lateral (LCL). Dentre os quais a maior incidência de lesões ocorre no LCA e no LCM. O joelho é estável em extensão, passível de rotação axial (quando flexionado), fazendo com que essa articulação seja menos estável na flexão. Quanto às lesões, o estiramento dos ligamentos é uma das mais comuns nos tecidos moles do joelho, podendo ser classificado como:

1º Grau - Leve estiramento, com pequena tumefação e sem perda da estabilidade. Neste caso o ligamento permanece íntegro e após o trauma o indivíduo consegue andar. A dor acontece somente no movimento e, em alguns casos, ao toque.

2º Grau - Estiramento de cerca de 50% das fibras, presença de sinais flogísticos, com grande dificuldade de movimentos, sendo a estabilidade preservada na maioria dos casos.

3º Grau - Estiramento de cerca de 75% das fibras, com presença de hematoma acentuado e perda da estabilidade, com diástese de 10mm.

4º Grau - Ruptura ligamentar total ou avulsão, com rompimento da cápsula e possível ruptura meniscal que consiste em uma lesão grave.



De forma que minha lesão foi colocada em grau 1 (LCL), e já sendo tratada e sinto-me muito melhor á cerca de ter ficado quase uma semana parado,com tratamento de gelo e antiinflamatórios.

Estou confiante que possa voltar já na próxima semana para a fase final da Corgon Ligue.

2 comentários:

  1. eu acho q a minha lesão é a primeira menos mal née

    ResponderExcluir
  2. obrigado por esta belicima orientaçao que a sabedoria dos grandes mestres continue te eluminando

    ResponderExcluir

Obrigado!!!