Exibir mapa ampliado
O Chipre (em grego, Κύπρος, transl.Kýpros; em turco, Kıbrıs) é uma ilha situada no mar Egeu oriental ao sul da Turquia, cujo território é o mais próximo, seguindo-se a Síria e o Líbano, a leste.
Segundo leis internacionais, a ilha de Chipre no seu todo é um país independente. Mas, apesar disso, encontra-se dividida entre um Estado que ocupa os dois terços ao sul da ilha – o Chipre grego – e a republica turca, que ocupa o terço norte da ilha e que é reconhecida somente pela própria Turquia. Ambos os estados possuem a cidade de Nicósia como a sua capital.Onde se encontra a tumba de Lazaro.
GEOGRAFIA :
Chipre é uma das grandes ilhas do mar Mediterrâneo (juntamente com a Sicília, Sardenha, Córsega e Creta), a mais oriental de todas, localizada entre a costa sul da Anatólia e a costa mediterrânica do Medio Oriente. Geograficamente, pertence à Asia, embora culturalmente e historicamente seja um misto de elementos europeus e asiáticos, com os europeus a predominar, dado o seu passado grego e os dois terços actuais de população de origem grega.
Nicósia é a maior cidade e a capital quer do estado reconhecido internacionalmente, quer da República Turca de Chipre do Norte. Outras cidades importantes são Limassol na parte grega e Famagusta na parte turca.
O clima é mediterrânico.
POLITICA :
Chipre é uma republica, com um sistema presidencialista de governo. O presidente é o chefe de estado e de governo, nomeando e liderando o Conselho de Ministros, que exerce o poder executivo.
ECONOMIA :
A economia de Chipre está claramente afectada pela divisão da ilha em dois territórios. Tem uma economia altamente vulnerável, mais estabilizada depois da entrada na União Europeia, com uma forte dependência do sector servicos e problemas de isolamento com respeito ao resto da Europa.
Nos últimos vinte e cinco anos, Chipre passou a depender da agricultura (onde só a produção de citricos tem relativa importância comercial), a ter uma estrutura mais conforme com o contexto europeu, com uma presença importante do sector industrial que sustenta a maior parte das exportações e emprega ao 25% da população. Cerca de 70% depende do sector serviços, e em concreto do turismo.
CULTURA:
A respeito de Chipre ser um país que sofreu grandes influências gregas e de outras civilizações antigas, a vida cultural de Chipre atualmente demonstra claramente a sua colonização britanicas.
Na verdade Chipre possui uma grande movimentação de turistas durante o período de verao, quando o calor e sol são fortíssimos. A noite também é bastante agitada com vários bares, com ares típicos de pubs.
Suas praias são lindíssimas, como é comum às ilhas gregas.
A culinaria é bastante saudável, pois costuma-se comer bastante saladas, acompanhada de grelhados variados de frango, carneiro e porco, todos temperados com diferentes, e exóticas ervas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado!!!