04 outubro 2009

MOTIVAÇÃO : COMO MELHORAR SUA DISCIPLINA

Para obter sucesso na musculação ou em qualquer area da sua vida pessoal,é preciso de muita DISCIPLINA. Vou listar abaixo algumas atitudes que podem melhorar a sua DISCIPLINA.

ATITUDE 01: ACEITAR OS PROBLEMAS

Chega de se auto-enganar! Pare de ignorar os problemas, achando que vão desaparecer sozinhos. Para ter disciplina em alguma área da sua vida, você deve primeiro aceitar que precisa melhorar. Se você quer ter disciplina para emagrecer, a primeira etapa é aceitar que está com excesso de peso. Se você quer ter disciplina para estudar, primeiro você deve aceitar que precisa estudar melhor para obter resultados melhores.

Parece óbvio, mas é mais difícil do que parece. Você deve ter convicção de que precisa melhorar em algum aspecto e de que a disciplina te ajudará. Não basta apenas saber que está gordo, tem que saber o quanto de peso a mais você tem, saber que sua alimentação é inadequada, etc. Não basta apenas saber que precisa estudar melhor, precisa saber quanto tempo estuda atualmente, quanto deve estudar, qual é a qualidade do estudo, etc.

É necessário visualizar o problema, aceitá-lo e enfrentá-lo. É como um músculo que se desenvolve com o treino: você deve conhecer seu problema com detalhes para que o trabalho sobre ele seja eficaz, para desenvolver uma solução. Assim você não se sobrecarrega e pode desenvolver sua disciplina aos poucos, que é a forma mais eficiente.

ATITUDE 02: AUMENTAR A FORÇA DE VONTADE

Quando aceitar que existe um problema a ser resolvido, você se enche de uma grande vontade de começar a solucioná-lo agora mesmo, certo? Já quer ir pra academia fazer exercícios ou comer os livros, né? E o que acontece depois de um (curto) tempo? Você se desanima, sua força se esvaecendo, até que você pára. Quantas vezes você já começou a frequentar a academia mesmo?

O que acontece é que você foi tomado por uma força de vontade e você a usou para atacar o problema. Nada de errado nisso! Essa força de vontade que aparece quando aceitamos e enfrentamos o problema é poderosíssima. Porém, ela é escassa e acaba muito rápido.

O melhor a fazer então é usar esse impulso para atacar as causas e os agravantes do problema, e não o problema em si ainda.Por exemplo: se você quer peder peso e já está tomado por uma vontade de fazer algo, não vá se exercitar ainda. Ao invés disso, adapte seu ambiente à sua nova vida. Tire do armário todos aqueles doces, aquela comida que você sabe que vai te tentar durante sua dieta. Apreveite essa força para comprar comida saudável, para se inscrever em programas de emagrecimento numa academia, fazer um planejamento para sua semana.

Força de vontade é poderosa porém escassa. Portanto deve ser usada de maneira inteligente, de forma sustentável, para atacar os agravantes do problema e não o problema em si.

Se você quer estudar melhor e já está tomado por uma vontade maluca de começar a ler um livro de 500 páginas do início, se segure. Antes disso, use essa força toda para se preparar. O que atrapalha seus estudos? Por que seu estudo não rende? Aproveite sua força de vontade e escolha um lugar melhor para estudar ao invés de usar seu quarto, com sua cama no lado da mesa. Nesse novo lugar, arranje uma mesa e uma cadeira confortáveis, organizadas. Leve para esse novo lugar apenas o material que for utilizar no estudo. Tire a TV e o rádio de perto. Nada poderá te atrapalhar. Faça desse lugar um santuário, um ambiente sagrado que só sirva para estudar.

Desse modo, você utiliza aquela força de vontade inicial de forma sustentável, pois lida com os agravantes do problema e facilita seu progresso.Escolha seu objetivo, crie um plano de ataque e o execute. Use sua força de vontade para cercar o problema e os próximos ítens para atacá-lo diretamente.

ATITUDE 03: TRABALHO DURO – NO PAIN NO GAIN

Depois de preparar o terreno, é hora de ralar. Aquela sua força de vontade inicial pode até já ter acabado, mas como você se preparou, vai querer continuar porque sabe que o problema ainda existe e já está cercado. É hora do trabalho duro.

O trabalho duro é sempre mal-visto porque a maioria das pessoas pensam nele como algo doloroso ou desconfortável. Mas não é assim. Trabalho duro é um desafio e a chave para o sucesso é aprender a aproveitar o trabalho árduo e gostar de desafios, não pensando só na parte ruim, e sim pensando nos bons frutos que ele lhe rende.

Como as pessoas evitam trabalho duro, sobram muitas oportunidades e pouquíssima concorrência. Essa é a hora de aproveitar. O trabalho duro é recompensado no longo prazo. E não há atalhos.

Uma maneira de ajudar durante essa fase é criar novos hábitos. Os hábitos colocam nossas ações (fáceis ou difíceis) no piloto automático. Desse modo, o trabalho duro torna-se mais prazeiroso.

ATITUDE 04: TRABALHO INTELIGENTE

Mas além do trabalho duro, há o tão importante trabalho Inteligente.O trabalho inteligente é fazer as coisas que realmente precisam ser feitas. Nunca perder tempo ou dinheiro com coisas que não são necessarias.

Um grande exemplo:

Você segue um treinamento a quase 01 ano, trabalha duro e não obtem resultados. Você esta fazendo o trabalho duro, mas não esta fazendo o trabalho inteligente. Na realidade a rotina que você esta seguindo a 01 ano não esta funcionando, a sua estrategia de treino não esta dando resultados. Você continua fazendo algo que não deve ser feito. Isso não é trabalho Inteligente.

Lembre-se: Não adianta fazer BEM FEITO aquilo que não precisa SER FEITO.

ATITUDE 05: PERSISTENCIA

E por último: persista! Persistir é proceder com suas ações independentemente de suas emoções. Reflita novamente sobre o problema, que ele deve ser resolvido. Mantenha-se focado e trabalhando duro e Inteligente. Desse modo você mantém resultados e se auto-motiva.

Mas desistir também é parte do processo, quando necessário. Não dá para trabalhar duro por algo que não faz mais parte de suas prioridades. Então reflita continuamente sobre seus objetivos. E se sentir que não era o que esperava ou que o objetivo já não faz mais sentido, desista. Sem culpas. Parta para o próximo objetivo e comece do zero.

Outra coisa: Nunca confunda PERSISTENCIA com TEIMOSIA.

Teimosia é fazer as coisas sempre da mesma forma.

Persistencia é fazer as coisas com novas maneiras, estrategias, seguindo por novos caminhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!!!